ilustração de família ( homem, mulher e bebê) olhando pela janela.
Use máscara em conjunto com as demais medidas de proteção

Use máscara em conjunto com as demais medidas de proteção

Durante a pandemia de Covid-19, para proteger você e sua família o Ministério da Saúde orienta o uso das máscaras de proteção facial sempre que precisar sair de casa, como forma de evitar a propagação do coronavírus. Em algumas regiões do país o uso já é obrigatório.

Uma opção para a população em geral são as chamadas “máscaras caseiras”, que podem ser feitas com tecidos de algodão, cotton, TNT, fronhas de tecido antimicrobiano, entre outros, desde que higienizados corretamente.

Para ser eficiente como uma barreira física, é preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, cubra totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços laterais.

Ela é de uso individual, não pode ser dividida com ninguém. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano. Sempre que precisar sair de casa, leve pelo menos uma reserva e uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.

Use corretamente:

  1. Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou água e sabão
  2.  Assegure-se que o lado correto da máscara está voltado para fora (o lado colorido).
  3. Puxe a parte inferior da máscara para que ela cubra sua boca e seu queixo. Enquanto estiver usando, evite tocar na máscara;
  4. Se a máscara ficar úmida, substitua por outra limpa e seca.
  5. Após o uso, retire a máscara usando a técnica apropriada; remova-a pelos elásticos por trás das orelhas. Não toque na frente e a mantenha afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.
  6. Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, limpe as mãos usando álcool em gel ou água e sabão.
  7. Se for descartável, descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso. Se caseira, após utilizar faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária por 30 minutos. A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água (Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável).  Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente e lavar com água e sabão. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.  Após a secagem passe com o ferro quente e acondicione em saco plástico.

Siga as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção. O uso de máscaras deve ser sempre combinado com as outras medidas de proteção, como lavar as mãos, cobrir a tosse e o espirro, evitar contato próximo com outras pessoas.