Imagem de medicamentos abertos espalhados em um fundo verde.
Interação Medicamentosa

Interação Medicamentosa

Interação medicamentosa é um evento clínico em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, fitoterápico, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental.
As interações medicamentosas podem levar pacientes a resultados insatisfatórios no tratamento ou até mesmo ao óbito.

Quando dois medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, podem agir de forma independente ou interagir entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um e/ou de outro.
A incidência de reações adversas causadas por interações medicamentosas é desconhecida.

A necessidade do uso simultâneo de medicamentos é uma realidade. O importante é alertar a população em geral sobre o risco de seu uso indiscriminado, quando decidimos por conta própria consumir um medicamento, sem orientação profissional, o risco de interação e de ocorrência de alguma reação adversa é grande. Principalmente para pacientes que têm recomendações de uso contínuo de medicamento, a decisão de ingeri-lo com outro medicamento precisa ser tomada em conjunto com um profissional de saúde.

Além de apresentarem um risco para o paciente e um insucesso para o profissional da saúde, as interações medicamentosas podem aumentar muito os custos da saúde.

Muitos pacientes fazem uso de mais de 2 medicamentos por dia o que pode favorecer problemas relacionados ao medicamento (PRM). A terapia farmacológica prescrita sem os devidos cuidados e considerações pode muitas vezes trazer mais danos do que benefícios ao paciente. Sabe-se que a frequência dos eventos adversos aumenta significativamente com o uso da polifarmácia, que é caracterizada pelo uso de 5 ou mais medicamentos.

Quer saber mais sobre atenção farmacêutica? Entre em contato com nossa equipe especializada:

Como participar do programa?


  • Atenção:

    É realizado uma avaliação prévia dos critérios de elegibilidade para inclusão no Programa.

  • Caso deseje participar de nosso programa, entre em contato com o e-mail:

    atencaofarmaceutica@segurosunimed.com.br

  • Telefone da Central de Relacionamento:

    0800 016 6633 

  • Horário de Funcionamento:

    09:00 às 17:00


Mostrar mais