Banner com fundo azul ciano com foto de menino loiro de olhos azuis e blusa bege no colo de uma mulher de costas com frase Hospital só em caso de urgência e emergência.
Banner Redobrar cuidados Covid
Mulher negra sorrindo e lendo um livro sobre um fundo azul claro com a mensagem: Fique Seguro. Fique Em casa.
Mulher jovem com cabelos longos, meditando de olhos fechados com um fundo bege e mensagem escrita: Cuide da sua saúde metal.

É hora de redobrar os cuidados, sem pânico!


O aumento dos casos de Covid-19, mais conhecida como novo coronavírus, indica a necessidade de redobrarmos o cuidado com as medidas de prevenção. Sem pânico ou alarmismo. A Seguros Unimed segue estritamente as orientações do Ministério da Saúde e mantém um comitê interno de vigilância, para definir as medidas necessárias a cada momento.

A Seguros Unimed destaca as seguintes orientações para esta nova fase:


Evite Aglomeração

O Ministério da Saúde já recomenda a redução do contato social para diminuir as chances de transmissão do vírus. Em algumas regiões, como São Paulo e Rio de Janeiro, também orienta a redução dos deslocamentos para o trabalho e a adoção de medidas como home-office, horários alternativos, reuniões virtuais e cancelamento de viagens.Clique Aqui

Saiba quando procurar atendimento médico

Outra prioridade é evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, garantindo acesso aos pacientes que mais necessitem. Evite o pronto-socorro, se você apresenta sintomas leves, sem febre. Consulte antes o seu médico de referência. Sempre que possível e com avaliação médica, cirurgias e procedimentos eletivos devem ser adiados, evitando a circulação de pessoas saudáveis em ambiente hospitalar.

Teleorientação médica 24 horas

Os clientes do seguro-saúde contam com um canal 24 horas para receber orientações sobre o que fazer em caso de sintomas da doença – antes de ir ao hospital. Clique Aqui

Coberturas

Nossa rede credenciada está disponível e preparada para atender aos casos que necessitem de internação. O exame para diagnóstico de Covid-19 tem cobertura e deve ser realizado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Prevenção

Acesse o nosso e-book e relembre os cuidados que precisamos adotar no dia a dia. Baixar E-book Coronavírus

Gestantes

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Dúvidas Frequentes sobre o Covid-19


A vacina Covid-19 terá reembolso?
Como neste momento as vacinas serão disponibilizadas exclusivamente na rede pública, não haverá reembolso.
Se este ano eu tomar a vacina de um laboratório e no próximo ano eu quiser ou puder tomar a vacina de outro laboratório tem algum problema?
Não. Contudo, se você tomar a primeira dose da vacina de um determinado laboratório precisa finalizar o esquema vacinal (tomar a segunda dose) com o mesmo imunizante.
Os efeitos colaterais que podem aparecer após a vacinação para a Covid-19 são perigosos e podem me deixar doente?
Não. É normal desenvolver algumas reações, como fadiga, dor de cabeça, dores musculares, febre baixa ou outros sintomas leves após tomar a vacina, mas essas manifestações são sinais da resposta imune se formando e desaparecerão dentro de alguns dias. Porém, isso não significa que você foi infectado pelo coronavírus ou está desenvolvendo Covid-19. Além disso, o fato de várias pessoas não apresentarem reações também não significa que a vacina não tenha efeito, pois cada pessoa pode responder de forma diferente à vacinação. Portanto, as vacinas são seguras e não causam Covid-19.
As vacinas contra Covid-19 são seguras?
Sim. Para qualquer vacina ser liberada, é necessário que antes sejam feitos testes de segurança e eficácia. Sendo assim, as vacinas contra a Covid-19 estão sendo rigorosamente testadas, com milhares de voluntários em todo mundo, incluindo aqui no Brasil, tendo se mostrado seguras. As vacinas atuais são de vírus inativado ou se utilizam de parte do vírus para ativar o sistema imune. Nenhuma delas tem potencial infeccioso.
Quanto tempo a vacina vai durar? Será preciso tomar todo ano?
Ainda não temos certeza sobre o tempo de duração da imunidade promovida pela vacina e, por enquanto, estima-se que será necessário fazer a vacinação anualmente, como no caso da influenza (gripe).
Posso parar de usar a máscara e álcool gel assim que for vacinado?
Não, pois o fato de estarmos vacinados não significa que a pandemia tenha acabado. Essa situação só ocorrerá quando o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus for significativamente reduzido, a ponto de diminuir a taxa de contaminação a níveis muito mais baixos do que os atuais – atingindo padrões de contaminação e gravidade similares aos da influenza, por exemplo. Só então poderemos dizer que a pandemia acabou e que é possível voltar ao seu ritmo normal de vida, sem a necessidade de uso de máscara e do isolamento.
Quais são as fases da vacinação?
A campanha de vacinação será realizada em etapas, priorizando os grupos mais expostos e mais vulneráveis à doença. Sendo assim, o Ministério da Saúde definiu 4 fases para vacinação: Fase 1: Profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos, indígenas e quilombolas. Fase 2: Idosos acima de 60 anos Fase 3: Pessoas com doenças crônicas e idade acima de 18 anos Fase 4: Professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional Os grupos poderão ser alterados. Outra recomendação é verificar como está organizada a campanha de vacinação na sua cidade. Consulte o site da secretaria de saúde do seu estado e do seu município para saber quais são as orientações locais.
Por que é importante tomar a vacina?
Há uma série de razões, individuais e coletivas, para que todos se vacinem.
Ao se vacinar, você não está protegendo apenas a si mesmo. Garantindo a própria imunidade, você protege também outras pessoas ao seu redor, evitando, assim, que a doença se propague ainda mais. Além disso, beneficiará, principalmente, aqueles que, por alguma razão, não podem se vacinar (como gestantes ou imunossuprimidos). Ou seja, quanto maior o número de pessoas vacinadas, menos vírus teremos circulando pelas ruas. Estima-se que será necessário vacinar entre 70% e 80% da população para reduzir a circulação do coronavírus e acabar com a pandemia. Sendo assim, a decisão de se vacinar tem impacto na saúde coletiva e, por isso, não pode ser encarada como uma decisão individual. É importante que todos tenham acesso à vacina. Mesmo quem já teve Covid-19 deve se vacinar para evitar o risco de reinfecção.
Quem pode tomar a vacina?
Todos as pessoas com mais de 18 anos devem se vacinar, com exceção de gestantes, mulheres em período de amamentação, imunossuprimidos e pessoas que já tiveram reações alérgicas a vacinas anteriores ou que sejam alérgicas aos componentes da vacina. É importante ainda consultar o seu médico se, no período da vacina, você apresentar sintomas de Covid-19 ou febre. No caso de quem está com alguma doença que comprometa o sistema imunológico (imunossuprimidos), também é recomendado que a decisão seja tomada considerando a avaliação médica.
Há cobertura para análise de imunização na doação de plasma? Quais os locais credenciados?
Doação: Não há custo, funciona como uma doação de sangue. O segurado precisa procurar os bancos de sangue credenciados pelo Ministério da Saúde (como o Sírio Libanês, Albert Einstein e o Hospital das Clínicas). Para o tratamento com o plasma de pessoas que já tiveram a Covid não há cobertura, por ser experimental.
O teleatendimento pode emitir receita para compra de medicamentos?
Na vídeo-consulta, via aplicativo Seguros Unimed, é possível a emissão de receitas, atestados e relatórios, conforme critério médico, desde o dia 4 de maio.
Há cobertura para coleta de teste domiciliar?
Sim, o exame PCR tem cobertura para coleta domiciliar. No entanto, não cobre a taxa de coleta domiciliar. Em caso de interesse, os segurados poderão arcar com o custo apenas da taxa de coleta. Seguem lista dos laboratórios credenciados para coleta domiciliar. Clique Aqui.
Quais os laboratórios contratados para realizar o exame de Covid 19?
Os laboratórios credenciados estão listados nesta tabela. Clique Aqui. Atenção: o laboratório CDB somente realiza o teste na modalidade Drive Thru. Podem haver laboratórios que mesmo credenciados, estão sem testes. Nossa área de Gestão de Redes atualizará, periodicamente, esta informação, com a chegada de testes nas unidades em falta ou, ainda, das unidades que suspenderam a realização dos mesmos por falta de insumo.
Posso solicitar reembolso de consulta online?
Sim, o reembolso será processado conforme o seu contrato e plano, mediante comprovantes da consulta e recibo médico. Importante: caso o médico que tenha realizado a consulta online seja da rede credenciada da Seguros Unimed, o reembolso não deverá ser solicitado.
Será feita consulta online para qualquer especialidade?
Disponibilizamos, via Aplicativo Seguros Unimed, teleatendimento para Covid-19 e demais necessidades clínicas. Atualmente, contamos com atendimento de clínicos gerais. Havendo necessidade para uma especialidade específica, esses profissionais farão o encaminhamento dos segurados.
Planos em carência têm cobertura para o teste da Covid-19 em pronto-socorro?
Sim, desde que preencha as diretrizes da ANS – DUT (sintomas de síndrome respiratória e síndrome viral, mediante pedido e relatório médico).
Quais os testes que têm cobertura para Covid-19?
O único teste reconhecido pela ANS e que possui cobertura é o por PCR (Exame de secreção nasofaríngea). Os testes rápidos NÃO possuem cobertura.
Em pronto-socorro credenciado há cobertura para o teste de Covid-19?
Sim, desde que preencha as diretrizes da ANS – DUT (sintomas de síndrome respiratória e síndrome viral, mediante pedido e relatório médico).

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