Ilustração de casal na janela e a mulher está grávida
A importância do acompanhamento durante a gravidez

A importância do acompanhamento durante a gravidez

O período da gestação exige alguns cuidados da mulher. Durante este momento, é necessária atenção com a saúde para se ter uma gravidez com mais disposição e conforto. Investir em um pré-natal bem assistido é o segredo para ajudar no desenvolvimento do bebê e preservar a saúde e segurança da mãe, tendo em vista que os exames exigidos neste período podem prevenir ou detectar problemas, como doenças que possam afetar a criança ou o seu desenvolvimento no útero, além de certificarem que a saúde da gestante está em dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, alguns testes de pré-natal são obrigatórios para garantir a saúde de ambos e outros são realizados de acordo com a necessidade e de eventuais queixas da gestante depois da primeira consulta.

Os exames obrigatórios são o de glicemia para avaliar se a mãe tem diabetes; grupo sanguíneo e fator Rh, que tem a intenção de detectar a incompatibilidade sanguínea entre a mamãe e o bebê; anti-HIV, para identificar a presença do vírus da AIDS; hemograma completo, que analisa a quantidade de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos e plaquetas; exame sumário de urina e sorologias, como para hepatites virais e sífilis. Este último, em caso positivo, o médico responsável pelo acompanhamento deve indicar medicamentos para reduzir as chances de a doença ser transmitida para a criança. Papanicolau e ultrassonografia também compõem a lista destas demandas.

Além desses testes, os ginecologistas e obstetras em toda consulta realizam o exame físico que têm a intenção de encontrar algum tipo de alteração que exija uma investigação mais profunda. Durante o exame é feita a aferição da pressão e verificado o peso, altura, medida da altura uterina, palpação da tireóide, inspeção da pele e mucosas – como as da boca -, ausculta cardiopulmonar, entre outros.

É importante também que a gestante mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas e evite álcool, fumo e outros tipos de drogas.

Nasceu, e agora?

O nascimento de uma criança sempre emociona, mas também preocupa. Como cuidar de um bebê que acabou de nascer? Quais os testes? E os exames? Calma! É muito comum passar por este período confuso, mas saiba que depois do nascimento de um bebê, é necessário ficar atenta com o calendário de vacinação, visitas frequentes ao médico e também manter o zelo quando o pequeno vai para casa.

Além do famoso teste do pezinho, a criança também é submetida a testes do olhinho, coração e língua para checar se há doenças congênitas, síndromes ou alguma ameaça à saúde. É preciso ficar atenta ao calendário de vacinação e, ainda no hospital, o bebê já recebe doses contra a hepatite B.

Todos estes cuidados nos primeiros meses de nascimento garantem a saúde e segurança da criança, além do incentivo à amamentação, higiene do bebê e banho de sol.