Ilustração de casal na janela e a mulher está grávida
Gravidez: como se manter saudável durante este período

Gravidez: como se manter saudável durante este período

Para muitas mulheres a gravidez é considerada a melhor experiência da vida. É um momento para se conhecer melhor e se conectar com a essência feminina. Também pode ser uma oportunidade para criar hábitos saudáveis, já que o bebê depende unicamente da alimentação fornecida pela mãe.


Uma das grandes preocupações no início da gravidez é adquirir a quantidade necessária de vitamina do complexo B, conhecida também como ácido fólico, que é responsável pela formação do tubo neural do bebê, prevenção de malformações e síntese de DNA. A Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão de 400 microgramas por dia desta vitamina.
Enquanto a mulher estiver no período da gravidez, tem que se levar em consideração a qualidade do alimento, pois ele influencia tanto na saúde da mãe quanto do bebê, portanto, esqueça a ideia de que “grávida come por dois”. Quanto ao ganho de peso, não existe um limite recomendado durante a gestação, pois dependerá muito de quantos quilos a gestante tem no início da gravidez e se ela se encontra com baixo peso, peso normal, sobrepeso ou está obesa quando descobre a gestação. É preciso ter atenção que, mulheres acima do peso ou que acabam ganhando mais peso que o recomendado durante a gestação, possuem mais chances de desenvolver diabetes gestacional ou hipertensão. Mas calma que não tem erro. Com a adoção de uma alimentação equilibrada junto da prática de exercício físico não tem com o que se preocupar. O exercício também ajuda no fortalecimento dos músculos e na preparação para o momento do parto. Uma caminhada de leve ou hidroginástica são ideais para este período. No entanto, se não tiver intimidade com as atividades físicas, é necessário consultar o médico antes, para não correr o risco de prejudicar a criança.


Além disso, é preciso ter atenção ao calendário de exames que precisam ser realizados para garantir a saúde do bebê. Já a realização dos exames de ultrassom, existem momentos específicos para agenda-los: no início da gravidez, para determinar o tempo de gestação; no fim do primeiro trimestre para detectar riscos de má formação; o morfológico no segundo trimestre quando o bebê já está formado e o último para avaliação de líquido amniótico e maturação da placenta, em casos específicos.


Além de todos esses cuidados, também vale a pena se atentar a outro detalhe. Para evitar algum tipo de complicação durante a amamentação, cabe investir em algumas medidas: beba sempre bastante água para ajudar na produção de leite; tome sol diretamente nos seios para evitar rachaduras e irritações; e capriche na hidratação, principalmente na área da barriga.