comprimidos brancos e vermelhos em um fundo azul
Cuidados Farmacêuticos

Cuidados Farmacêuticos

O tema surgiu com a necessidade de cuidados de saúde mais focados no doente e na melhoria da sua qualidade de vida. A primeira definição conhecida refere os cuidados farmacêuticos como todo o cuidado que um doente requer e recebe, assegurando o uso seguro e racional do medicamento.

O plano de cuidado farmacêutico consiste em resolver qualquer problema da terapia medicamentosa, atingir com sucesso os objetivos terapêuticos e prevenir qualquer problema, como reações adversas ou ineficácia do medicamento. Esse plano deve ser desenvolvido de maneira individualizada, centrada nas características do paciente, para que possa atender às suas necessidades terapêuticas. São necessários para promover á saúde, prevenir doenças, avaliar e monitorar, iniciar e sugerir a alteração da medicação, e assim garantir efetividade do tratamento.

O uso inadequado de medicamentos eleva os riscos de falhas no tratamento e os custos das ações em saúde. Por isso, uma consulta com o farmacêutico para orientação de como deve ser o acondicionamento do remédio, a melhor forma e horário de ingestão, vai ajudar a população portadora destas doenças a aderir o tratamento e ter uma qualidade de vida melhor.

Assim, o farmacêutico procura encontrar e resolver de modo sistematizado e documentado os problemas relacionados aos medicamentos que apareçam no transcorrer do tratamento, além de participar do acompanhamento do paciente, visando a um atendimento mais seguro.

Se precisar, sinta-se à vontade para entrar em contato:


  • Atenção:

    É realizado uma avaliação prévia dos critérios de elegibilidade para inclusão no Programa.

  • Caso deseje participar de nosso programa, entre em contato com o e-mail:

    atencaofarmaceutica@segurosunimed.com.br

  • Telefone da Central de Relacionamento:

    0800 016 6633 

  • Horário de Funcionamento:

    09:00 às 17:00


Mostrar mais