Fique atento ao pagamento do seu boleto – fuja das fraudes

Fique atento ao pagamento do seu boleto – fuja das fraudes

13/05/2021
Ilustração de pessoas mexendo no computador

O nosso princípio de cuidado com o cliente está presente em todas as vertentes. E nós queremos trazer um assunto importante para você e que tem ocorrido com cada vez mais frequência: os golpes em fraudes de boletos bancários. Este crime gera prejuízo às vítimas e causa ônus em diversos setores da economia.

Como acontece o golpe:
– a vítima recebe um e-mail falso, com malwares em formato anexos, como fotos, avisos de cobrança e “links” diversos para despertar a curiosidade.
– ao clicar no link ou no arquivo, o computador da pessoa é imediatamente infectado com um vírus que passa a monitorar o aparelho eletrônico à distância.
– a fraude acontece quando o vírus corrompe e altera o código de barras durante a geração/impressão do boleto, modificando o bloco de números, que representa a conta corrente do favorecido e, sem que o usuário perceba, o pagamento é desviado para as contas bancárias dos fraudadores.
– somente após finalizada da operação a fraude é descoberta e o pagamento foi direcionado para uma fonte desconhecida.

Como medida preventiva, alertamos nossos clientes para que mantenham seus computadores devidamente protegidos:

  1. Tenha sempre instalado um bom antivírus em seus computadores, tablets, smartphones. Realize sempre as atualizações, pois todos os dias surgem novos vírus e tipos de golpes;
  2. Ao receber e-mails, fique alerta! Não abra mensagens de origem desconhecida ou duvidosa, contendo “links” para atualização de dados cadastrais ou bancários; Descarte esses e-mails;
  3. Os sites dos bancos geralmente são seguros para pagamentos eletrônicos, desde que o seu computador não esteja infectado;

Outras medidas também podem ser seguidas no momento do pagamento de seu boleto Unimed: 

Caso as informações estejam corretas, você pode iniciar o processo de pagamento. Porém uma dica é que antes de finalizar a operação, você verifique novamente se o beneficiário e a instituição bancária favorecida demonstrados na tela de confirmação são os mesmos descrito no boleto.

Caso as informações estejam corretas, você pode iniciar o processo de pagamento. Porém uma dica é que antes de finalizar a operação, você verifique novamente se o beneficiário e a instituição bancária favorecida demonstrados na tela de confirmação são os mesmos descrito no boleto.

Seguindo esses cuidados e dicas simples, a transação financeira se torna muito mais segura tanto para você cliente quanto para nós.