Cuidados no verão

Cuidados no verão

Durante o período, ocorre uma maior exposição da nossa pele à radiação solar. Com isso, há grandes riscos de queimaduras, fator predisponente para o câncer de pele.
Cuidados com a pele

É fundamental intensificar os cuidados com a pele. Além do uso de
fotoprotetores, é importante utilizar roupas de algodão, chapéu e óculos escuros. Tecidos de nylon retêm somente 30% da radiação solar. Deve-se evitar exposição ao sol das 10h às 16h, período em que a radiação é mais intensa, e aplicar filtro solar (com fator de proteção mínima de 30 FPS) 30 minutos antes da exposição ao calor. Quando o período de exposição for mais longo (em praia ou piscina), é necessário intensificar o uso do protetor solar, reaplicando a cada 2 horas. Os protetores mais fluidos garantem uma melhor distribuição e melhor proteção. As pessoas de pele negra também estão sob risco e devem tomar os mesmos cuidados.

Hidratação

É muito importante ingerir líquido, pois as temperaturas mais quentes exigem a melhor hidratação possível. Ao realizar exercícios físicos ao ar livre, dobre a ingestão de líquidos. A alimentação deve ser baseada em alimentos mais leves, como verduras e frutas. Nesta época do ano, a atenção deve ser redobrada com crianças e idosos.

Doenças

Com o verão e as chuvas mais intensas, é preciso redobrar a atenção para não deixar água parada em pratos, baldes e calhas. As caixas d’água devem ser fechadas e as piscinas tratadas com cloro. Evite andar em águas de enchentes sem botas ou nadar nestas águas. Nesta época as intoxicações alimentares são mais frequentes, pois o risco de os alimentos serem contaminados por bactérias é maior devido às altas temperaturas. Guarde sempre os alimentos em ambiente refrigerado. Em casos de vômitos ou diarreia, procure o serviço médico.

Segurança

Nas viagens, não esqueça do cinto de segurança, mesmo no banco de trás.