banner com criança abraçando a avó e frase Atenção à saúde
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Um jeito próximo de cuidar de você


A Seguros Unimed oferece um jeito especial de cuidar de você e da sua família baseado no modelo da Atenção Primária à Saúde (APS). Um jeito de tratar a saúde de forma integral, que permite uma relação mais próxima, duradoura e de confiança entre o médico e o paciente.

Principais dúvidas sobre Atenção Primária à Saúde (APS) :


O que é a Atenção Primária à Saúde?

A Seguros Unimed oferece um jeito especial de cuidar de você e da sua família baseado no modelo de Atenção Primária à Saúde (APS). Uma proposta que acreditamos ser mais efetiva na promoção do bem-estar físico e emocional das pessoas e que representa o futuro do nosso negócio. Um futuro ainda mais sustentável.

O seu médico te acompanhará em todas as fases da sua vida, conhecendo a sua rotina e o seu histórico. Será um verdadeiro consultor para a sua saúde.Além de mais efetivo, confiamos que essa estratégia de cuidado da nossa Companhia garantirá a sustentabilidade do sistema de saúde no Brasil.

A Atenção Primária à Saúde é um modelo de cuidado de referência em países da Europa, no Canadá e nos Estados Unidos. Um jeito de tratar a saúde de forma integral, que permite uma relação mais próxima, duradoura e de confiança entre o médico e o paciente. Um modelo de coordenação da saúde liderado pela figura de um médico de família, um especialista focado em você e não na doença.

A base da especialidade está na construção de um vínculo com o profissional para a vida toda, orientando sobre o percurso assistencial por meio da coordenação do cuidado.

Além de ser um modelo mais efetivo para cuidar da sua saúde, recomendado pela Organização Mundial da Saúde há mais de 40 anos, a Atenção Primária é um caminho para garantir a sustentabilidade do setor, por agregar mais eficiência aos processos das seguradoras.Deixe a Seguros Unimed transformar a sua experiência no cuidado com a saúde!

O que é o Médico de Família?

Sabe aquele médico antigo que cuidava dos problemas da família toda? Ele ainda existe e atende pelo nome de Médico de Família
Esse profissional acompanha você em todas as etapas da vida, da infância à velhice, e é capaz de resolver 90% dos problemas relacionados à saúde, do resfriado às doenças mais sérias. O Médico de Família conhece toda a história do paciente e de sua família, podendo criar um plano personalizado de cuidado integral focado nas pessoas, e não em seus problemas.
O resultado é mais saúde para você e uma relação próxima com seu médico, capaz de identificar condições já nos primeiros sintomas. A Seguros Unimed atua na Atenção Primária à Saúde (APS), um modelo de cuidado que não fica restrito ao tratamento de doenças e tem foco na pessoa.
Da infância à velhice. Já imaginou poder contar com um profissional que conhece você durante toda a sua vida? É o que propõe o modelo de Atenção Primária à Saúde, na figura do Médico de Família e Comunidade. Esse profissional, que não possui restrição de idade ou gênero, conhece a fundo as doenças mais frequentes e sabe proceder da avaliação inicial às demais
Com ele, você mantém um vínculo próximo antes mesmo de adoecer, focando na sua saúde. Ter um médico de família significa contar com um verdadeiro consultor, que te ajudará a controlar doenças crônicas e a prevenir o surgimento de novos sintomas, por ser o profissional que melhor conhece você e a sua família

Quando posso procurar o Médico de Família?

O Médico de Família deve ser como um livro de cabeceira – busque sempre que for preciso. Qualquer problema de saúde – física ou emocional, todo tipo de dor, todas as questões de Saúde da Mulher ou da Saúde do Homem, assim como os problemas do envelhecimento e da infância
Por enxergar o paciente como um todo – de forma integral e holística – e por entender o contexto familiar e da comunidade na qual o paciente está inserido, ele pode ajudar em todas as questões de saúde
Se você tiver uma dor de cabeça, dor de estômago, falta de ar, cansaço, ansiedade, dores nos joelhos, nas costas e gripe. Se seu filho estiver doente, seus pais precisarem cuidar da diabetes e do colesterol ou até mesmo da pressão alta – o médico de família deve ser acionado. Em caso de um quadro complexo e raro, ele saberá te acompanhar para um especialista focal (como um cardiologista, por exemplo).
É ele quem vai acompanhar todos os problemas, cuidar de todas as fases da sua vida e de toda a sua família e, principalmente, ajudar a prevenir problemas futuros

Como utilizar o serviço?

Para que essa iniciativa se tornasse realidade, firmamos uma parceria de primeira linha com o Hospital Sírio Libanês. Assim, você e seus dependentes podem se vincular a um médico de família e contar com um atendimento mais próximo e acolhedor. Além disso, também é possível ir até as unidades do Fleury e das clínicas Amparou Saúde.

Para agendar uma consulta e se vincular, basta ligar/utilizar:

Notícias sobre Qualidade de Vida:

Perguntas frequentes:


Caso eu tenha uma doença crônica (hipertensão, diabetes, etc), como funcionará? Eu tenho que tratar essa doença com meu médico de família ou com outro especialista que já me acompanha há alguns anos?

O seu médico de família acompanhará a evolução da sua condição de saúde de forma geral. Ele é capacitado para lhe orientar na maioria das situações, solicitando exames e acompanhando casos crônicos. Por isso é importante que ele seja a sua referência. Se for necessário, haverá encaminhamento para outro especialista para acompanhamento conjunto.

Quais os benefícios de ser acompanhado pelo meu médico de família?

Caso opte pela nova proposta de cuidar da saúde da Seguros Unimed, você terá um atendimento com abordagem integral, ou seja, não se limita a resolver apenas uma queixa pontual. O seu médico estará sempre atento a qualquer sinal novo e te ajudará a controlar suas condições crônicas de saúde e a prevenir o surgimento de novos sintomas, além de ser o profissional que melhor te conhece. Sabe da sua família, do seu emprego e dos seus hábitos de vida

O meu médico de família cuida de todas as doenças?

O médico de família é um profissional especialista em pessoas. O seu médico cuidará de você juntamente com a sua equipe de saúde independente da presença ou ausência de doença. Porém, se houver necessidade, você será encaminhado para outro especialista. No geral, 90% dos casos podem ser solucionados pela sua equipe de saúde de referência.

Posso contar com acompanhamento para questões ginecológicas com o médico de família?

Sim. O médico de família está apto para atender as principais situações ginecológicas. Ele pode solicitar os exames de rastreamento, diagnóstico, além de estar preparado para realizar o exame ginecológico no consultório, quando este for necessário. Ele trata as situações mais prevalentes e solicita apoio do ginecologista realizando o encaminhamento quando necessário.

Sou gestante. O meu médico de família me encaminhará para um Ginecologista/Obstetra para realizar o meu pré-natal?

O seu médico de família está apto a lhe acompanhar também nessa fase especial da vida, realizando o pré-natal. Porém, você também poderá optar por ter o acompanhamento do ginecologista obstetra de sua preferência.

Qual profissional realiza o atendimento no modelo de Atenção Primária à Saúde?

O atendimento é realizado pelo médico de família, capacitado para resolver até 90% dos problemas de saúde – desde o nascimento até a velhice. A base da especialidade está na construção de um vínculo e uma maior proximidade com o paciente. Você nunca terá alta do seu médico de família.

Que tipo de atendimento o meu médico de família está apto a fazer?

O médico de família presta atendimento a condições crônicas e agudas, além de estar sempre pensando em ações para o seu bem-estar físico e emocional. Além disso, trabalha em parceria com uma equipe, que auxiliará no cuidado com a sua saúde.Confira os serviços que poderão ser realizados no ambulatório do Hospital Sírio Libanês:
- Consultas agendadas para todos os segurados e dependentes, em qualquer faixa etária, na cidade de São Paulo
- Solicitação de exames
- Realização de consulta de pré-natal
- Acolhimento da mãe e do bebê após alta na maternidade
- Acompanhamento e desenvolvimento infantil (puericultura)
- Acompanhamento de doenças crônicas
- Acompanhamento da saúde mental (ansiedade e depressão, por exemplo)

Se eu tiver uma emergência devo ir ao meu médico de família ou procurar um Pronto-Atendimento?

As urgências de alta complexidade e emergências, tal como fraturas, infartos ou crises mais graves deverão ter suporte direto em algum hospital da rede credenciada, no Pronto-Atendimento.

Se o médico de família me encaminhar para outro especialista, posso ir ao profissional da minha preferência?

Sim. Você tem total direito de escolher o especialista com quem quer se consultar. O seu médico também poderá indicar alguns profissionais de confiança e que também compartilham do mesmo modelo de cuidado, baseado na Atenção Primária à Saúde.

Acesso rápido aos serviços de saúde: